DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DE CUIABÁ PAULISTA É LANÇADO
Entrevistados Documentário: Cuiabá Paulista: Um recanto de sonhos e conquistas” |
Assista ao videodocumentário: “Cuiabá Paulista: Um recanto de sonhos e conquistas” a seguir:
Público Presente
Momento da execução dos hinos: Nacional, Mirante do Paranapanema e do hino de Cuiabá Paulista. |
Estiveram presentes diversas autoridades e comunidade. Dentre as autoridades, o senhor Aparecido de Souza Santana, vereador do Distrito de Cuiabá Paulista e o presidente da Câmara de Mirante Do Paranapanema-SP, Sérgio Antônio de Assis. Também os professores que participaram do documentário, Milton Paulo dos Santos, que escreveu a história do Município de Mirante do Paranapanema e a professora universitária da faculdade de Presidente Prudente, UNIESP, FAPEPE, Fernadanda Bárcaro Silva Batalhoti.
Elias Rocha, Professora Fernanda Barcaro Silva Batalhoti, Presidente da Câmara de Mirante Sérgio Antônio de Assis e Vereador Aparecido de Souza Santana. (Professora estava recebendo certificado de participação no documentário e Cuiabá Paulista. |
Encontrar pessoas que conheceram o fundador de Cuiabá Paulista é raridade nos dias atuais, de 1.947 a 2.017, foram 70 anos e a dificuldade é ainda maior, pois Kosuke Endo faleceu em 1.953. Mas o videodocumentário “Cuiabá Paulista: Um recanto de sonhos e conquistas”, encontrou uma pessoa que o conheceu. O senhor Joaquim Almeida Mendonça, filho do engenheiro Benício Mendonça Filho que projetou as ruas de Cuiabá Paulista. Joaquim Mendonça menciona do documentário que Kosuke Endo era uma pessoa de bom coração que ajudava o próximo.
Elias Rocha, Professor Milton Paulo dos Santos, Presidente da Câmara de Mirante Sérgio Antônio de Assis e Vereador Aparecido de Souza Santana. (Professor estava recebendo certificado de participação no documentário e Cuiabá Paulista. |
O trabalho não se limitou ao passado e dentro de 1 hora e 45 minutos abordou assuntos recentes como as pesquisas geofisicas realizadas pela empresa Wellfield em áreas do distrito de Cuiabá Paulista, bem como nos antigos poços da PAULIPETRO na década de 80. Este assunto de possibilidades de existência de gás na região de Cuiabá Paulista é muito importante, pois as pesquisas da PAULIPETRO em 80, trouxe destaque ao distrito de Cuiabá Paulista em veículos de comunicação nacional como a Globo de televisão.
Elias Rocha, Presidente da Câmara de Mirante Sérgio Antônio de Assis, Vereador Aparecido de Souza Santana e o senhor Joaquim Almeida Mendonça. (O senhor Joaquim Mendonça estava recebendo certificado de participação no documentário e Cuiabá Paulista. |
Assim como o assunto mencionado acima, foi priorizado o período de colonização de Cuiabá Paulista, na época em 1.947 o fundador Kosuke Endo chamava a localidade de Aracaúna, provável que pela existência de uma arvore nativa que existia nessa região. Só em 1.951 foi que Kosuke Endo decidiu oficializar o nome deste recanto de Cuiabá, mas depois acrescentou Paulista para diferenciar de Cuiabá, Mato Grosso.
Já conforme o Senhor Antônio dos Santos, entrevistado do documentário, este nome predominou por muitos anos, todos só conheciam o povoado por Aracaúna, bem como existia uma linha de ônibus que assim fazia menção na divulgação externa do veiculo de transporte coletivo da época.